O fluido trabalha como todo lubrificante, diminuindo os efeitos do atrito entre as partes móveis protegendo as peças internas contra a corrosão e o desgaste. Ele também atua refrigerando e limpando o sistema. Além disso, ele executa a função de fluído hidráulico, proporcionando torque e manobrando peças internas do sistema.
A troca parcial, ou complemento do fluido, acaba misturando o óleo novo ao contaminado, reduzindo sua vida útil, sendo recomendada então a sua troca completa.
Na Trato, a troca é feita com a exclusiva máquina ATF 6000 pro, que é a mais nova tecnologia de troca de fluido de sistemas hidráulicos, possibilitando a troca completa do fluído de câmbio automático. Com este equipamento de ponta, o cliente pode acompanhar todo o processo de troca, visualizando o fluído que entra e o que sai da transmissão automática. Assim o processo demonstra a segurança e confiabilidade que se espera do serviço.
Os automóveis atuais equipados com câmbio manual não precisam de troca. A tecnologia dos lubrificantes evoluiu muito e hoje eles são do tipo ‘lifetime’, ou seja, duram por toda a vida útil do sistema, porém seu nível deve ser verificado periodicamente.