Com o tempo, o óleo perde suas principais propriedades, e, assim, a lubrificação.
O uso excessivo sem a troca, também pode acumular impurezas ao óleo, tornando-o espesso, podendo travar o motor.
Periódicamente, entre uma troca e outra, é fundamental fazer a medição do nível do óleo, pois rodar, com o nível de óleo abaixo do recomendado, assim como com óleo vencido, poder causar danos severos ao motor.
Se você utiliza seu carro diariamente, em condições severas, transito e estradas de terra, exigindo mais do motor, é recomendado fazer a troca a cada 5 mil quilômetros.
Para os carros que não estão sempre em trânsito, ou rodam na maior parte do tempo em estradas e não estão expostos às altas variações de temperatura, a troca de óleo pode ser feita a cada 10 mil quilômetros.
Em ambos os perfis, recomenda-se trocar o óleo a cada seis meses, caso não atinjam 5, ou 10 mil quilômetros.
O tipo de óleo deve ser escolhido seguindo as orientações do fabricante do automóvel, considerando-se a variação de viscosidade do óleo (5w30, 10w40, 0w20,…) e a origem, minerais ou sintéticos. Sendo os minerais derivados de componentes do petróleo, e os sintéticos produzidos artificialmente em laboratório, os quais possuem propriedades controladas e maior durabilidade.